FAQS

A)  A propósito do sistema intermunicipal de bicicletas para uso público no Médio Tejo

1) meioB – descrição da solução

meioB é uma solução de mobilidade partilhada baseada em bicicletas elétricas proposta pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).

2) Onde posso encontrar uma bicicleta?

A aplicação meioB permite visualizar todas as estações do sistema.

Quando a estação está azul, a estação tem bicicletas disponíveis (basta clicar na estação para ver o número de bicicletas disponíveis). Quando a estação está cinzenta, não há bicicletas disponíveis.

 

B) Utilização da bicicleta

1) Como desbloquear a bicicleta?

Para desbloqueares a tua bicicleta, basta entrares na aplicação meioB, (regista-te na primeira vez que acederes à aplicação), digitaliza o código QR da bicicleta (na parte superior do tubo principal) e ela será desbloqueada automaticamente.

2) Existe uma idade mínima para utilizar as bicicletas meioB?

Por razões legais e de seguro, a utilização das bicicletas meioB são apenas permitidas aos maiores de 16 anos.

3) Onde estacionar a minha bicicleta para terminar a minha viagem?

Para terminar a viagem, terás de estacionar devidamente a tua bicicleta numa estação meioB. Fora das estações do sistema serão cobrados 0,15 € por cada 30 minutos.

4) Como bloquear a minha bicicleta?

Basta fechar o cadeado na estação. Para terminar a tua viagem, a aplicação pedirá que tires uma foto da bicicleta. Um bip avisará que a tua bicicleta está devidamente trancada.

5) É possível fazer uma pausa durante a minha viagem?

Sim, durante a tua viagem, podes parar a bicicleta, trancando-a (cadeado / cabo). A tua viagem não termina e nenhum outro utilizador poderá desbloquear a tua bicicleta.

6) É possível reservar uma bicicleta?

Não, não é possível reservar uma bicicleta.

7) O que devo fazer se não estiver a conseguir terminar a minha viagem?

Podes entrar em contacto com o serviço de suporte através do número +351 249 000 111 durante o período das 9h às 18h e seguir as instruções que te forem dadas. Caso o número de contacto não esteja disponível, deixa a bicicleta presa com o cadeado de paragem temporária a uma estação, e envia uma mensagem através do menu “Apoio ao Cliente” na aplicação meioB a informar do sucedido. Não te preocupes, não serão cobradas horas de viagem adicional.

 

C) Tarifas e meios de pagamento

1) Tenho de subscrever uma assinatura para poder usar uma bicicleta?

Não, podes usar uma bicicleta sem assinatura, com pagamento por disponibilização.

2) Qual é o custo de uma viagem?

Se fores assinante, os primeiros 60 minutos são gratuitos, depois pagarás 0,01 € por minuto. Se não és assinante, a taxa de desbloqueio é de 2€, e em seguida 0,01 € por minuto, a partir dos 60 minutos.

3) Como faço para mudar de cartão de crédito?

Na aplicação meioB, na tua conta, acede a “Gerir os meios de pagamento”.

4) Como cancelar a minha assinatura?

Na aplicação meioB, na tua conta, acede a “As minhas assinaturas”.

5) Posso receber uma fatura?

Sim, podes obter uma fatura com a aplicação meioB.

 

D) Urgências

1) O que fazer em caso de acidente com uma bicicleta meioB?

Se o acidente for grave, pede ajuda diretamente. Se não, entra em contato connosco através da aplicação meioB (secção de “Contacto”) ou através do call center +351 249 000 111.

2) Quais são os números de emergência?

Não te esqueças dos números de emergência: 112 é o número de emergência válido em todo o território nacional e União Europeia.

3) Como podes entrar em contacto connosco?

Podes entrar em contato connosco através da Aplicação (contacto), pelo telefone +351 249 000 111 (segunda a sexta-feira) ou pelo correio eletrónico suporte.bikesharing@cme.pt

 

E) Seguro

1) Existe seguro em caso de acidente?

Existe seguro de responsabilidade civil.

2) Existe seguro em caso de roubo da bicicleta?

Não, em caso de roubo da bicicleta ser-te-á cobrada uma franquia de 1 500€.

 

F) Segurança

1) É obrigatório o uso de capacete?

Não é obrigatório o uso de capacete, mas aconselhamos vivamente a sua utilização.

2) Qual é a velocidade máxima autorizada?

O utilizador tem de respeitar as regras do Código da Estrada em vigor.

3) Posso usar uma bicicleta com mau tempo?

Sim, as nossas bicicletas foram projetadas para serem usadas em qualquer circunstância. Certifica-te de manter as precauções necessárias em caso de mau tempo, conduzindo com suavidade e sendo ainda mais cuidadoso do que o habitual.

 

G) Zonas de circulação

1) Como posso saber de zonas de tráfego limitadas?

Com o meioB, não há áreas demarcadas. Apenas tens de estacionar a bicicleta numa das estações para completar a tua viagem.

 

H) Tenho um problema

1) No caso de um problema com uma bicicleta, com quem devo falar?

Informa-nos diretamente na Aplicação clicando no ícone do triângulo no canto superior direito “Relatar um problema”. Entraremos em contato mais tarde. De qualquer forma, a bicicleta que desbloqueaste deve ser trazida de volta para uma estação meioB por forma a completar a viagem e finalizar o aluguer.

2) Para qualquer outro problema, com quem devo falar?

Em caso de emergência, podes entrar em contato com o 112, que é o número de emergência válido em toda a União Europeia.

Indica a natureza do problema na secção “Contacto” do menu. Entraremos em contato mais tarde. Podes também entrar em contacto connosco através do número de telefone +351 249 000 111 (segunda a sexta-feira) ou pelo correio eletrónico suporte.bikesharing@cme.pt

3) O que fazer em caso de roubo da bicicleta durante a minha viagem?

O utilizador é responsável pelo seu veículo desde o momento em que o desbloqueia, até trancá-lo numa estação meioB. Enquanto isso, se roubarem a tua bicicleta, informa-nos diretamente na Aplicação clicando no ícone do triângulo no canto superior direito “A minha bicicleta foi roubada”. Entraremos em contacto mais tarde.

4) Tenho um problema de faturação, como faço para ser reembolsado?

Contacta-nos através da Aplicação (secção “contacto”) ou por correio eletrónico: suporte.bikesharing@cme.pt

5) Se vir uma bicicleta abandonada o que devo fazer?

Entra em contato connosco através da Aplicação (secção de contacto) ou por correio eletrónico: suporte.bikesharing@cme.pt ou pelo telefone +351 249 000 111. Obrigado.

6) O que fazer em caso de esquecimento de bloquear a bicicleta na estação?

Assim que te aperceberes, verifica rapidamente se a bicicleta ainda se encontra no mesmo sítio onde a deixaste. Se não, entra em contato diretamente connosco.